O Livro dos repertórios – 50 Temas Inéditos Analisados para ENEM e Vestibulares

Em 2017, quando publicamos o livro “Redação & atualidades para o ENEM: 12 eixos temáticos”, nosso objetivo foi municiar o aluno de repertórios socioculturais que pudessem ajudá-lo a fundamentar qualquer assunto, a partir do conceito de “eixo temático”. Nesse sentido, depois da leitura da frase temática, o aluno identificava o eixo e escolhia, na obra, os conhecimentos que julgasse mais pertinentes para abordar o tema da redação.
Neste novo trabalho, pensamos em uma abordagem tão abrangente quanto a da obra anterior — posto que os temas escolhidos para compor este livro contemplam os 12 eixos temáticos —, mas, paradoxalmente, mais específica e, ao mesmo tempo, mais aprofundada, uma vez que o recorte de cada tema compreende aspectos históricos, filosóficos, legais, sociais, políticos e econômicos.
Nessa perspectiva, é possível perceber que, ao mesmo tempo em que traz todos os eixos que subjazem à seleção dos temas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio, esta obra realiza uma exposição muito mais aprofundada, na medida em que decompõe os assuntos em tópicos que visam a apresentar elementos que podem ser usados tanto para comprovar a validade das teses quanto para fundamentá-las e torná-las produtivas.
Pensando em tornar estudo do mais produtivo possível, estruturamos o livro de for- ma bastante simples. Assim, cada capítulo articula-se por meio de uma Proposta de Redação (elaborada por meio de textos de apoio verbais e não verbais), acompanhada de análise detalhada da frase temática (constituída por estudo das palavras chave que compõem o tema, informações extraídas de sites especializados, jornais, revistas, livros, contextualizações culturais, leis, artigos da Constituição, suporte filosófico e sociológico, hipóteses de abordagem do tema — teses e estratégias de desenvolvimento —, além de soluções para os problemas apontados).

Vendas on-line pela Amazon:

Vendas em Belo Horizonte:
O livro está à venda na Qualoo Escola Criativa, na Rua Tomé de Souza, 1065, quinto andar.
Telefone: (31) 3261-2107.