Mensagem, de Fernando Pessoa

Fernando PessoaMais importante [e conhecido] dos livros de Fernando Pessoa, Mensagem foi o único trabalho que teve publicado em vida.

 

Estruturado por 44 poemas, Mensagem aborda o passado glorioso de Portugal e objetiva encontrar explicações para a grandeza pregressa do Estado Português e para a decadência por que Portugal passava quando o livro foi escrito [1934].

 

A crítica afirma haver nesta obra a glorificação do estilo camoniano e dos valores simbólicos dos heróis do passado português [Grandes Descobrimentos].

 

Mensagem passa em revista o heróico passado português, chegando mesmo a criar uma mitologia repleta de símbolos lusos, dentre os quais se destaca o sebastianismo.

 

O livro encontra-se dividido em três partes [todas elas com uma epígrafe em latim] e é precedido de uma “Nota preliminar”.

 

A primeira parte, intitulada “Brasão”, utiliza os diversos componentes das armas de Portugal para revisitar personagens da história do país.

 

Na segunda parte, intitulada “Mar português”, aborda-se a época das Grandes Navegações. Aqui figuras como Dom Henrique, Vasco da Gama e Fernão de Magalhães encontram destaque.

 

Por fim, a terceira parte, “O encoberto”, considerada a mais marcadamente simbólica, fala do rei de Portugal, Dom Sebastião I [conhecido como “o encoberto”].

 

Trata-se de uma obra em que se nota influência do “ocultismo” e do “estoicismo” e que faz referência ao surgimento de um Quinto Império em Portugal.

 

Para baixar o livro, clique aqui.

You May Also Like