Pages Menu
Facebook
Categories Menu

“Emparedado”, de Cruz e Souza

“Emparedado” é a composição que encerra o livro Evocações, considerada a síntese da obra. Pelo conteúdo do que é abordado no texto, o título também poderia ser o “Sem saída”, o “Aniquilado”.

“Emparedado” possui um tom exortativo [Deus meu] e de exaltação [Ah!]. Em sua maioria, os parágrafos [ou versos] são descritivos, focados nos detalhes do entardecer e da noite, como se a escuridão fosse de fato o fim de tudo [ou o início]. Trata-se de um texto narrado em primeira pessoa, sem intermediários. É comum a presença das formas eu, mim, me, ou mesmo as terminações verbais caminhei, fiquei, fui, ouço, pertenço, sinalizadores da primeira pessoa do singular.

No entanto, ao final há uma voz em terceira pessoa que murmura ao poeta, uma voz ignota, que parece vir do fundo da Imaginação ou do fundo mucilaginoso do Mar ou dos mistérios da Noite – talvez acordes da grande Lira noturna do Inferno e das harpas remotas de velhos céus esquecidos. Conforme Rurinoni insinua, esta é uma voz que vem de dentro do próprio artista – o duplo de si.

A crítica é unânime em reconhecer no “Emparedado” o drama do artista negro que ansiava por se livrar dos grilhões que impediam sua ascensão social e a divulgação de sua arte, até mesmo aproximando o texto a um relato quase autobiográfico do autor. Para Nestor Vítor, o “Emparedado” não é apenas um soluço [...] de revolta pessoal, mas de toda uma raça proscrita pela Civilização inteira, que desdenha quanto pretendia em tais homens ser manifestação de vida superior. Fernando Góes, por sua vez, no texto “Cruz e Sousa ou o carrasco de si mesmo” diz que o capítulo mais significativo [de Evocações], aquele em que Cruz e Sousa mais se confessa, aquele em que fotografa sua angústia e sua revolta, é o do ‘Emparedado’. Páginas quase que de ódio, onde não ataca ninguém, mas acusa e responsabiliza o meio, o ambiente preconceituoso e maldoso que o desamparou.

Para baixar o poema, clique aqui.

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

peliculas de comedia